sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Como ele pôde?

Nas últimas semanas venho acompanhando a repercussão do caso do ex-ciclista Lance Armstrong. E a praticamente comprovada constatação de que ele usou substâncias proibidas para correr, o famoso doping  Sabe o que é mais chato nesta história, é que vai chegar um dia em que não vamos saber se a pessoa venceu com seus próprios méritos ou se foi com ajuda de alguma substância proibida. E isso acontece no atletismo, no futebol, na natação e até no automobilismo como no caso do piloto americano A.J Allmendinger da Nascar. Nem o automobilismo, em que muitas vezes a máquina supera o homem, está imune aos problemas com substâncias ilícitas.

Lance na conquista do sétimo Tour de France em 2005
Nunca fui muito de acompanhar ciclismo. E foi por meio das vitórias de Lance, e, também da história dele, que o esporte ganhou notoriedade no Brasil e no mundo. E conforme ia vencendo ia conquistando minha audiência a cada ano. Empolgante era ver a camiseta amarela e a eficiência da equipe U.S Postal Services trabalhando de forma espetacular para as vitórias dele. O cara venceu uma batalha contra o câncer, uma doença que mata só da pessoa saber que tem ela. O cara tem uma Fundação que ajuda pessoas que sofrem da doença, sabe, tudo no mais "politicamente correto" possível. Após vencer a luta contar o câncer ele vence por 7 vezes seguidas o Tour de France, prova que passei a  acompanhar pela ESPN todo ano. E que a presença dele na prova era um ingrediente a mais para assistir, assim como é com Roger Federer no tênis e com Anderson Silva no MMA.

Mas como nem tudo são flores veio a notícia que ele passou anos tentando desmentir. E a desistência em continuar tentando provas a inocência veio como uma espécie de confissão de culpa. E todos os títulos lhe foram retirados. E ele foi banido do esporte. Mas é como vi numa boa matéria exibida no Jornal nacional, os fãs ainda estão se perguntando se isso é verdade ou não, é como se o mito que foi construindo em torno da imagem de Lance fosse imune a escândalos. É como se ainda quisessem acreditar no contrário. Mas os esportes individuais para mim perdem a graça por conta disso. Sei que nunca saberei se o atleta venceu limpamente ou não. E está cada vez mais difícil saber disso, pois a cada dia surgem novas drogas que não aparecem nos exames e novos vencedores e mitos são formados desta maneira. Como ele pôde? É a pergunta que faço, manchou a história de um esporte tão legal como o ciclismo.  Talvez a pergunta melhor seria outra. Quem será o próximo.

Por Fernando dos Santos
2.11.2012

9 comentários:

  1. É muito triste... Como uma pessoa que esteve no topo, pode ir para um buraco tão fundo, cavado pelas próprias mãos, e carregar junto toda uma classe esportiva, ciclistas, anunciantes, patrocinadores? Todos eles estão mal vistos e também sob suspeita, seja pelo uso do dopping ou pela conivência e o ganho "indireto" de benefícios paralelos!

    E mais: como uma pessoa que venceu uma doença tão grave e cruel pode continuar "se envenenando" sem medo? Isso não faz sentido!

    Por isso é difícil de acreditar:porque ele era um ídolo mesmo, e pela falta de lógica!

    Agora é ver no que vai dar para todos os adeptos do esporte!

    Aproveito pra agradecer a sua visita e comentário lá no blog. Eu ainda não conhecia o seu, mas na primeira visita, já me agradou! :o)
    Um abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Retribuindo a visita!

    De fato, Fernando. É uma decepção tão grande que é difícil de acreditar. Destruiu-se um grande mito.

    Abraços.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O doping é uma coisa que estraga os esportes, sendo pior nos individuais.

    E concordo contigo no trecho em que você afirma que as vezes vemos um esporte, e ficamos mais dispostos a assistir quando tem um Anderson Silva no MMA, Roger Federer no tênis entre outros.










    Deixa seu comentário neste link ae fazendo favor:
    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/10/coluna-do-patryck-eliminatorias-para.html

    ResponderExcluir
  5. Participe ae cara:
    http://fcgols.blogspot.com.br/2012/11/super-quiz-londres-2012-desafio-10-bonus.html

    ResponderExcluir
  6. Amei,é bem assim mesmo,chegará um dia em que todos duvidarão se alguém foi capaz de fazer algo por seus próprios esforços.
    você faz faculdade de jornalismo que legal, eu também farei :)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Bom sábado pra vc, com muito carinho
    deixo meus parabéns por mais esse post lindo...
    A amizade faz a gente muito alegre por
    ter amigos que gratifica nosso dia
    E ter vc na minha lista de presente
    eu fico eternamente feliz
    Abraços com carinho
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  8. é muito chato qdo vc torce por um determinado atleta e depois descobre q o mesmo estava envolvido em dopping :(

    ResponderExcluir
  9. Rapaz... Esta história deu o que falar, principalmente depois de ele admitir tudo em entrevista. Não sou muito ligado em ciclismo, porém, tenho amigos que, tal como você, iniciaram-se no esporte graças ao Lance Armstrong e estão bem desapontados.
    Em verdade, a mim não me surpreende. Creio que doping exista na maioria dos esportes, principalmente de resistência. É ruim quando vemos um ídolo ruir diante de nós, porém, não acho que devamos malhá-lo como Judas como muitas pessoas estão fazendo porque afinal, tendo ele sido honesto ou não, o importante é que o pessoal está se conscientizando e, de algum modo, se aproximou do esporte e que os atuais esportistas, com o tempo aprendam a jogar limpo. Ele não é o vilão em meio aos mocinhos, muitos fazem o mesmo que ele, apenas não admitem porque não foram tão pressionados por não serem tão populares como ele foi.
    Abraço.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir